LE CORBUSIER




Charles-Edouard Jeanneret-Gris (6 de outubro de 1887 em La Chaux-de-fonds, Suíça - 27 de agosto de 1965 em Cap Martin, perto de Nice, França), mais conhecido pelo pseudónimo de Le Corbusier, foi um arquiteto francês de origem suíça considerado juntamente de Frank Lloyd Wright um dos mais importantes arquitetos do século XX. Com a idade de 29 anos, mudou-se para Paris, onde adotou o seu pseudónimo, que foi buscar ao nome do seu avô materno. A sua figura era marcada pelos seus óculos redondos de aros escuros.
Le Corbusier lançou as bases, no seu livro Vers une architecture (Por uma arquitetura), do movimento moderno de características funcionalistas. A pesquisa que realizou envolvendo uma nova forma de encarar a forma arquitetónica baseado nas necessidades humanas revolucionou (juntamente com a atuação da Bauhaus na Alemanha) a cultura arquitetónica do mundo inteiro).
A sua obra, ao negar características histórico-nacionalistas, abriu caminho para o que mais tarde seria chamado de international style ou estilo internacional, que teria representantes como Ludwig Mies van der Rohe, Walter Gropius, e Theo van Doesburg. Foi um dos criadores dos CIAM (Congrès Internationaux d'Architecture Moderne).
A sua influência estendeu-se principalmente ao urbanismo. Foi um dos primeiros a compreender as transformações que o automóvel exigiria no planeamento urbano. A cidade do futuro, na sua perspetiva, deveria consistir em grandes blocos de apartamentos assentes em pilotis, deixando o terreno fluir debaixo da construção, o que formaria algo semelhante a parques de estacionamento. Grande parte das teorias arquitetónicas de Le Corbusier foram adotadas pelos construtores de apartamentos nos Estados Unidos da América. Le Corbusier defendia, jocosamente, que, "por lei, todos os edifícios deviam ser brancos", criticando qualquer esforço artificial de ornamentação. As estruturas por ele idealizadas, de uma simplicidade e austeridade espartanas, nas cidades, foram largamente criticadas por serem monótonas e desagradáveis para os peões. A cidade de Brasília foi concebida segundo as suas teorias.
Depois da sua morte, os seus detratores têm aumentado o tom das críticas, apelidando-o de inimigo das cidades. É, no entanto, absolutamente, um nome de referência na história da arquitetura contemporânea.
A importância de Le Corbusier advém, em grande parte, do seu enorme poder de síntese. Em várias viagens que fez a várias partes do mundo, Le Corbusier contactou com estilos diversos, de épocas diversas. De todas estas influências, captou aquilo que considerava essencial e intemporal - ou seja, funcional.
Le Corbusier projetou a sua primeira casa com 18 anos, em 1905, na sua cidade natal, La Chaux-de-Fonds, conhecida pela produção de relógios. Nasceu numa família calvinista, onde recebeu uma formação moral que acentuava os contrastes entre o Bem e o Mal. Kenneth Frampton defende que esta atitude mental tê-lo-ia influenciado no sentido da "dialética" presente na sua obra (o diálogo entre o sólido e o vazio, a luz e a sombra).

Os 5 pontos da nova arquitectura

Entre as contribuições de Le Corbusier à formulação de uma nova linguagem arquitetónica para o século XX encontram-se estes cinco pontos, formalizados no projeto da Villa Savoye.
1. Construção sobre pilotis: ao tornar todas as construções suspensas, cria-se no ambiente urbano uma perspetiva nova. Uma inédita relação interno-externo criar-se-ia entre observador e morador.
2. Terraço-jardim: não mais os telhados do passado. Com o avanço técnico do concreto armado seria possível aproveitar a última laje da edificação como espaço de lazer.
3. Planta livre da estrutura: a definição dos espaços internos não mais estaria atrelada à conceção estrutural. O uso de sistemas viga-pilar em grelhas ortogonais geraria a flexibilidade necessária para a melhor definição espacial interna possível.
4. Fachada livre da estrutura: consequência do tópico anterior. Os pilares devem ser projetados internamente às construções, criando recuos nas lajes de forma a tornar o projeto das aberturas o mais flexível. Deveriam ser abolidos quaisquer resquícios de ornamentação.
5. Janela em fita: à uma certa altura, de um ponto ao outro da fachada, de acordo com a melhor orientação solar.