LE CORBUSIER
Charles-Edouard
Jeanneret-Gris (6 de outubro de 1887 em La Chaux-de-fonds, Suíça - 27 de agosto
de 1965 em Cap Martin, perto de Nice, França), mais conhecido pelo pseudónimo
de Le Corbusier, foi um arquiteto francês de origem suíça considerado
juntamente de Frank Lloyd Wright um dos mais importantes arquitetos do século
XX. Com
a idade de 29 anos, mudou-se para Paris, onde adotou o seu pseudónimo, que foi
buscar ao nome do seu avô materno. A sua figura era marcada pelos seus
óculos redondos de aros escuros.
Le
Corbusier lançou as bases, no seu livro Vers une architecture (Por uma
arquitetura), do movimento moderno de características funcionalistas. A
pesquisa que realizou envolvendo uma nova forma de encarar a forma
arquitetónica baseado nas necessidades humanas revolucionou (juntamente com a atuação
da Bauhaus na Alemanha) a cultura arquitetónica do mundo inteiro).
A
sua obra, ao negar características histórico-nacionalistas, abriu caminho para
o que mais tarde seria chamado de international style ou estilo internacional,
que teria representantes como Ludwig Mies van der Rohe, Walter Gropius, e Theo
van Doesburg. Foi um dos criadores dos CIAM (Congrès Internationaux
d'Architecture Moderne).
A
sua influência estendeu-se principalmente ao urbanismo. Foi um dos primeiros a
compreender as transformações que o automóvel exigiria no planeamento urbano. A
cidade do futuro, na sua perspetiva, deveria consistir em grandes blocos de
apartamentos assentes em pilotis, deixando o terreno fluir debaixo da
construção, o que formaria algo semelhante a parques de estacionamento. Grande
parte das teorias arquitetónicas de Le Corbusier foram adotadas pelos
construtores de apartamentos nos Estados Unidos da América. Le
Corbusier defendia, jocosamente, que, "por lei, todos os edifícios deviam
ser brancos", criticando qualquer esforço artificial de ornamentação. As
estruturas por ele idealizadas, de uma simplicidade e austeridade espartanas,
nas cidades, foram largamente criticadas por serem monótonas e desagradáveis
para os peões. A cidade de Brasília foi concebida segundo as suas teorias.
Depois
da sua morte, os seus detratores têm aumentado o tom das críticas, apelidando-o
de inimigo das cidades. É, no entanto, absolutamente, um nome de referência na
história da arquitetura contemporânea.
A
importância de Le Corbusier advém, em grande parte, do seu enorme poder de
síntese. Em várias viagens que fez a várias partes do mundo, Le Corbusier
contactou com estilos diversos, de épocas diversas. De todas estas influências,
captou aquilo que considerava essencial e intemporal - ou seja, funcional.
Le
Corbusier projetou a sua primeira casa com 18 anos, em 1905, na sua cidade
natal, La Chaux-de-Fonds, conhecida pela produção de relógios. Nasceu numa família
calvinista, onde recebeu uma formação moral que acentuava os contrastes entre o
Bem e o Mal. Kenneth Frampton defende que esta atitude mental tê-lo-ia
influenciado no sentido da "dialética" presente na sua obra (o
diálogo entre o sólido e o vazio, a luz e a sombra).
Os
5 pontos da nova arquitectura
Entre
as contribuições de Le Corbusier à formulação de uma nova linguagem
arquitetónica para o século XX encontram-se estes cinco pontos, formalizados no
projeto da Villa Savoye.
1. Construção
sobre pilotis: ao tornar todas as construções suspensas, cria-se no ambiente
urbano uma perspetiva nova. Uma inédita relação interno-externo criar-se-ia
entre observador e morador.
2. Terraço-jardim:
não mais os telhados do passado. Com o avanço técnico do concreto armado seria
possível aproveitar a última laje da edificação como espaço de lazer.
3. Planta
livre da estrutura: a definição dos espaços internos não mais estaria atrelada
à conceção estrutural. O uso de sistemas viga-pilar em grelhas ortogonais
geraria a flexibilidade necessária para a melhor definição espacial interna
possível.
4. Fachada
livre da estrutura: consequência do tópico anterior. Os pilares devem ser
projetados internamente às construções, criando recuos nas lajes de forma a
tornar o projeto das aberturas o mais flexível. Deveriam ser abolidos quaisquer
resquícios de ornamentação.
5. Janela
em fita: à uma certa altura, de um ponto ao outro da fachada, de acordo com a
melhor orientação solar.