Arquiteto
suíço, Peter Zumthor nasceu em 1943, em Basileia, e cresceu no seio de uma
família de carpinteiros, fator que influenciou, de algum modo, a abordagem que
faz na sua obra.
Estuda
na "Schule Für Gestaltung Basel", a partir de 1963, e em 1966 muda-se
para a "Pratt Institute", em Nova Iorque, onde estudou Arquitetura e
Design. A partir de 1968 trabalhou durante vários anos como arquiteto para o
Departamento de Manutenção e Preservação de Monumentos do Cantão de Graubüngen,
na Suíça. Tem tido uma vasta atividade académica, lecionando em diversas
instituições, tais como a Universidade de Zurique, 1978, no Southern California
Institute of Architecture, Los Angeles, Estados Unidos, em 1988, na Technische
Universität de Munique, Alemanha, em 1989, na Tulane University, Nova Orleãns,
Estados Unidos, em 1992, e na Academia de Arquitetura de Mendrisio da
Universitá della Svizzera Italiana, em 1996. No ano de 1979, iniciou a sua
atividade profissional independente, tendo projetado o seu próprio escritório
em Haldenstein, Graubünden, em 1985. Ainda em 1985 projeta um abrigo de
proteção das minas romanas na estação arqueológica de Chur, na Suíça, onde
propõe um diálogo entre o passado e o presente, reproduzindo a definição
geométrica das antigas construções, em que, longe de uma atitude mimética,
utiliza uma estrutura de madeira coberta por uma superfície de lâminas do mesmo
material propondo o relacionamento constante entre interior e exterior,
deixando-se ser atravessada pela luz, pelo ar e pelo som.
A
construção da Capela de São Benedito em Sumvitg, Suíça, entre 1987 e 1989,
edificada como que uma torre na paisagem natural da montanha, com a forma de
lágrima, é feita integralmente em madeira, sendo uma obra que remete ao
recolhimento, à concentração e à reflexão. Em 1990 elabora o projeto das termas
de Vals, cuja obra foi concluída em 1996. Neste projeto, que se funde com as
montanha, é procurado nas referências da tradição dos banhos romanos não o seu
entendimento formal ou a sua imagem, mas sobretudo a verdade que reside na sua
natureza, construindo uma ode à pedra e à água e ao Homem com esses elementos
numa profunda sintonia com o lugar. Peter Zumthor ganhou o Prémio Mies Van Der
Rohe em 1998. Ganhou a 6.a edição do Prémio Mies Van Der Rohe com o projeto
para o Museu de Arte de Bregentz, na Áustria, realizado de 1990 a 1997. De
planta quadrada, o museu ergue-se junto ao lago Constância, é composto
essencialmente por espaços fluidos definidos por três paredes estruturais em
betão que atravessam, na vertical, todo o edifício, separando as zonas de
exposição das áreas de serviço e de acessos, sendo o conjunto envolvido por uma
membrana de vidro translúcido e aço, desempenhando um papel que está associado
a uma constante troca de luz, sombras e silhuetas. Zumthor, na sua obra, não
tem como objetivo a criação de um modo de fazer arquitetura, muito menos
definir um estilo ou inserir-se dentro de qualquer outro. As questões que
procura levantar com a intervenção que propõe prendem-se com a procura de
respostas para cada caso, tanto nas relações de reciprocidade que estabelece
entre o Homem, a obra e o lugar, como do ponto vista tectónico, que se mostram
rigorosos e eficazes denotando uma capacidade de em cada obra dotá-la de uma
"alma", uma espiritualidade, algo de profundamente íntimo refletindo
uma interpretação do mundo e das coisas que nos rodeiam com uma sensível
simplicidade. A linguagem dos materiais, as superfícies, a luz, as texturas, a
estrutura são mais importantes do que a forma, como ilustra a compilação de
textos seus, Thinking Architecture, Peter Zumthor, Baden, Suíça, Peter Zumthor
and Lars Müller Publishers, 1998. Em 1994, torna-se membro da Academia das
Artes, Berlim, Alemanha, e em 1996 membro honorário da Bund Deutscher
Architekten - BDA - Associação Alemã de Arquitetos. Para além das obras já
referidas, pode-se destacar algumas outras: o corredor de ligação do Museu de
Arte de Chur, Suíça (1987-1990); o conjunto de habitações Spittelhof, na
Basileia, Suíça (1989-1996); a ampliação da Casa Gugalun, em Versam, Suíça
(1990-1994); o edifício de habitação para idosos, em Chur, Suíça (1992-1993); a
"Topografia do Terror" - Centro Internacional de Exposição e
Documentação em homenagem às vítimas da Gestapo, em Berlim, Alemanha (1997, em
construção); a "St. Kolumba" Errbishöfliches Diözesanmuseum, em
Colónia, Alemanha (em projeto).