O
estúdio de arquitetura Herzog & De Meuron, com sede na cidade suíça de
Basileia, foi fundado por Jacques Herzog e por Pierre de Meuron em 1978.
Nascidos em Basileia em 1950 e formados em 1975 em Zurique, os dois arquitetos
apresentam percursos académicos e profissionais paralelos. Dois anos após a
conclusão do curso foram ambos assistentes do professor Dolf Schnebli em Zurique. Em 1991 Harry
Gugger (1956- ), arquiteto formado igualmente em Zurique, torna-se sócio do
gabinete. Três anos mais tarde junta-se ao grupo a arquiteta Christine
Binswanger (1964- ), diplomada pela mesma escola em 1990.Um dos seus primeiros
projetos, a Casa de Tavola, construída em Itália, apresenta a forma de cubo em
xisto que retoma o sistema tradicional mas não duma forma naturalista. Mais
tarde Herzog & De Meuron constróem o depósito de locomotivas e o posto de
sinalização Auf dem Wolf em Basileia (1988-1996), cujo revestimento em tiras de
cobre o torna mundialmente famoso.
De entre os mais significativos projetos deste atelier contam-se o armazém e sede da fábrica Ricola Europa (1992-1993), em França, a Casa Koechlin (1993-1994), em Basileia, a Biblioteca da Escola Técnica Superior (1993-1996) de Eberswalde, na Alemanha e o Museu Tate de Arte Moderna em Londres, projetado entre 1994 e 1998 e inaugurado em 2000, que reutiliza um grande equipamento industrial abandonado, localizado em pleno centro londrino.
Mais recentemente projetaram as Adegas Dominusem Napa Valley
(Califórnia), realizadas entre 1995 e 1997, onde se destaca a magnífica
inserção paisagística e a estreita relação entre a imagem do edifício e a sua
função e o Museu Kunstkiste em Bona, construído para expor a coleção de arte
Grothe, cujo projeto data de 1996.A obra de Herzog e De Meuron evita a
recorrência de sinais estilísticos que apontem para um determinado código
formal estabilizado. Pelo contrário, procurando a essência da disciplina do
construir, eles entendem cada trabalho como um campo de experimentação onde
tentam reencontrar as mais profundas necessidades do edifício e conteúdos do
programa que o origina. Para estes arquitetos o meio para a expressão
arquitetónica são os material de construção, que, utilizados geralmente de
forma não convencional, se tornam os geradores e suportes das imagens
exteriores dos edifícios.
Para além dos vários prémios e menções obtidos em concursos de arquitetura, Herzog & De Meuron receberam o Prémio de Arquitetura da Akademie der Künst de Berlim e o Prémio Europeu de Arquitetura Industrial de Hanôver, em1996. A
sua obra tem sido apresentada em todo o mundo através de exposições individuais
das quais se destacam a mostra na Galeria Stampa de Basileia em 1979, da
Galeria 9H de Londres em 1989, no Centro Georges Pompidou em Paris em 1995, e
no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque no mesmo ano.
A atividade docente dos seus sócios tem alcançado também uma dimensão internacional, estendendo-se aos Estados Unidos da América (Universidade de Harvard) e à Alemanha (Karlsruhe e Weimar).
De entre os mais significativos projetos deste atelier contam-se o armazém e sede da fábrica Ricola Europa (1992-1993), em França, a Casa Koechlin (1993-1994), em Basileia, a Biblioteca da Escola Técnica Superior (1993-1996) de Eberswalde, na Alemanha e o Museu Tate de Arte Moderna em Londres, projetado entre 1994 e 1998 e inaugurado em 2000, que reutiliza um grande equipamento industrial abandonado, localizado em pleno centro londrino.
Mais recentemente projetaram as Adegas Dominus
Para além dos vários prémios e menções obtidos em concursos de arquitetura, Herzog & De Meuron receberam o Prémio de Arquitetura da Akademie der Künst de Berlim e o Prémio Europeu de Arquitetura Industrial de Hanôver, em
A atividade docente dos seus sócios tem alcançado também uma dimensão internacional, estendendo-se aos Estados Unidos da América (Universidade de Harvard) e à Alemanha (Karlsruhe e Weimar).