Arquiteto
norte-americano, Richard Meier nasceu em 1934. Estudou arquitetura na
Universidade de Cornell, licenciando-se em 1957. Posteriormente estagiou em
vários gabinetes de arquitetura, entre os quais o Som (Skidmore, Owings &
Merrill) e o de Marcel Breuer. Numa viagem que realizou à Europa teve
oportunidade de conhecer Le Corbusier, cuja obra influenciou decisivamente o
seu percurso criativo.Meier fundou o seu próprio gabinete em 1963. Os primeiros
projetos que desenvolveu foram casas unifamiliares isoladas, geralmente de
grande dimensão, para clientes ricos, nas quais atualizou alguns dos temas da
arquitetura racional dos anos vinte e trinta. Retomou não só a gramática
tendencialmente abstrata das superfícies brancas mas também a solução de
organização dos espaços onde imperavam sistemas estruturantes formados por
percursos cenográficos que concretizam a ideia corbusiana de promenade
architecturale. A atenção aos valores topográficos e à implantação das
construções no terreno apontavam também para alguns dos ideais orgânicos de
Frank Lloyd Wright. São emblemáticas desta fases as casas Smith (1965-1967) em
Darien, Saltzman (1967-1969) em East Hampton, Weinstein (1969-1971) em Old
Westbury, e a Casa Douglas (1971-1973), a mais famosa deste grupo, implantada
num terreno de forte pendente em Harbour Springs, Michigan, assumindo uma
presença visual de grande vigor plástico.Em 1959 parte destes trabalhos foram
apresentados na exposição coletiva "Cinco arquitetos americanos",
realizada no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque na qual estavam representados
também os arquitetos Peter Eisenmann, Michael Graves, Charles Gwathmey e John
Hejduk.Nos anos setenta, Meier teve a oportunidade de desenvolver projetos de
maior dimensão onde aborda outro tipo de programas. Começando com o conjunto de
alojamentos de Twin Parks, construído entre 1969 e 1974, em meados da década
realizou uma das suas obras emblemáticas, o Ateneu (1975-1979), em New Harmony,
Indiana. Em 1977 assinou o projeto para o Bronx Developmental Center, o primeiro
em que se colocou o desafio do trabalho em espaços urbanos complexos. Na década
de oitenta realizou muitas obras na Europa, trabalhando geralmente em núcleos
as zonas antigas. A atenção ao contexto e à morfologia dos tecidos urbanos
confirmaram a sua apetência para a revitalização de zonas degradadas ou
fracamente consolidadas. Testemunham-no os projetos de urbanização da área
Bicocca, em Milão, ou da zona industrial da Renault de Paris (1986). Executou
paralelamente uma série de grandes equipamentos coletivos como os museus de
Frankfurt (1979-1984), o High Museum of Art (1980-1983) de Atlanta e o Museu de
Arte Contemporânea (1988-1992) de Barcelona, o enorme J. Paul Getty Center, em
Los Angeles. Desde 1983 Meier foi professor na Academia Americana e no
Instituto de Artes e Letras. Recebeu a Royal Gold Medal da RIBA em 1988 e o
Pritzker Prize em 1984.